Ilustração de livros infantis

Traçamos a história do teu herói!

A Heróis sem Capa é apaixonada por histórias e, como tal, assegura a ilustração de livros infantis que estejam associados a causas ou que sejam uma homenagem a heróis de verdade, daqueles que fazem a diferença no nosso dia a dia.

Para cada projeto, a autora procede a um estudo detalhado das personagens, pois só quando as conhece pelo direito e pelo avesso é que as consegue interpretar e, com o seu traço, conferir-lhes uma digna vida de papel.

Para tirares ideias, dá uma olhadela aos trabalhos de ilustração de livros infantis já realizados. Se te identificares, partilha o teu projeto. Seguramente que te será apresentada uma solução à altura dos poderes reais dos teus heróis.

«As aventuras do Tito»

O Tito tem uma doença rara de nome complexo, que lhe provoca manchas cor de «café com leite» no corpo, mas é muito feliz.

 Tito, o menino que vive a sua vida com NF1.

A APNF, ou Associação Portuguesa de Neurofibromatose, é um associação que visa reduzir, o mais possível, o impacto da neurofibromatose na vida das pessoas e respetivas famílias afetadas pela doença. Carregada de heróis dentro do seu corpo diretivo e de outros muitos fora do mesmo, é uma associação que tem o nosso apoio e confiança.

A neurofibromatose é uma designação que se dá a um conjunto de três doenças genéticas raras que causam o crescimento de tumores no sistema nervoso: NF1, NF2 e Schwannomatose. O tipo NF1 é o mais comum entre os três. Para se ter NF, a pessoa tem que nascer com a doença. Não é algo que se adquire ao longo da vida, nem é contagioso. No entanto, é possível que os sintomas tenham um aparecimento tardio, que não sejam visíveis no nascimento da pessoa.

Por sua vez, o Tito, desenvolvido por nós (Heróis sem Capa), tem como objetivo aproximar as crianças e famílias com NF1, ao dar uma identidade visual ao projeto de psicologia da APNF. O Tito tem NF e apresenta alguns dos sintomas visíveis (como as manchas “café com leite” e pequenos tumores na zona das axilas). Será utilizado em todos os materiais lúdicos e educativos da APNF.

«A minha vida com a minha irmã»

Este livro é um manifesto de amor bilíngue, escrito para todas as famílias que (con)vivem com a Síndrome de Sanfilippo.

A Joana, a heroína que não dá tréguas à Sanfilippo

«A minha vida com a minha irmã» é uma declaração de amor bilíngue escrita em verso, da Sofia para a irmã Joana, a qual é ilustrada pelos coloridos lápis da Heróis sem Capa, sempre disponível para contar por imagens histórias de quem usa os seus superpoderes.

Ao longo de 18 páginas, este livro solidário tem como objetivo mostrar que, ainda que a Joana tenha uma doença ultrarrara – a Síndrome de Sanfilippo –, a sua vida é muito divertida e plena de momentos inesquecíveis.

Este livro faz parte de uma colaboração entre a Associação Sanfilippo Portugal (ASFP) e a EMA – Escola de Música e Artes, revertendo as vendas na sua totalidade para a investigação da doença que afeta cerca de uma em cada 100 mil crianças.

Esta síndrome causa dados irreparáveis a nível cognitivo, funcionando como uma espécie de Alzheimer infantil. Até hoje, não foi descoberta nenhuma terapia que ajude a reduzir sintomas e que ofereça qualidade de vida.