Livros Heróis sem Capa

Coleção distinguida com prémio em Espanha

Os livros Heróis sem Capa surgiram como uma coleção de histórias infantis inspiradas em pessoas reais que se tornaram (re)conhecidas porque, de alguma forma, vivem ou viveram como verdadeiros heróis.

O objetivo é mostrar às crianças, através da ilustração e da literatura, que o nosso valor vem de dentro. Por isso todos nós, à nossa maneira, temos superpoderes, os quais fazem magia na vida de uma ou de muitas pessoas.

Ao explorarem os livros da Maxy, do Joly e da Bay, os mais novos também são expostos à diferença – seja ela física, ideológica ou psicológica – contribuindo assim para se quebrarem barreiras comportamentais no presente e no futuro.

A coleção de livros Heróis sem Capa também integra ebooks (*) e merchandising, cujo objetivo é, através da pintura e de objetos de uso diário, recordar a cada momento que um herói de verdade não vive no espaço, mas ao virar da esquina.

O projeto foi apresentado pela autora na Universidade Pompeu Fabra – Barcelona School of Management e venceu o segundo prémio extraordinário do Mestrado em Edição e Publicação, atribuído pela entidade de direitos de autor de Espanha (CEDRO) e pela própria faculdade.

(*) Descarrega aqui os ebooks associados ao projeto Heróis sem Capa: Os Buos e Heróis em Quarentena.

A Maxy

«A magia em mim» é um livro que nos ensina que a imperfeição é uma qualidade de herói, não um defeito.

O que acontece quando um herói tem de lutar contra si mesmo?

Tudo o que a Maxy consegue imaginar, ela consegue criar, e todos ficam felizes com as sias criações… Todos, menos ela.

Numa viagem rimo à autoconfiança, amor-próprio e poder da criatividade, ela descobrirá que o verdadeiro valor de tudo o que cria está onde menos espera.

Este livro, inspirado numa das primeiras mulheres comediantes muçulmanas, Maysoon Zayid, que nasceu com paralisia cerebral, é uma aventura em busca da beleza que existe na imperfeição.

O Joly

«Os meus amigos invisíveis» é um livro com que aprendemos que pedir ajuda não faz com que sejamos menos heróis.

Por vezes, o herói dentro de nós precisa de ajuda para brilhar.

O Joly é um menino como os outros, até ao dia em que aparecem três monstrinhos brancos no seu quarto que só ele consegue ver.

​Começa a sentir-se incompreendido pelos outros, mas com a ajuda de uma mão amiga irá perceber que, por vezes, acreditar no invisível faz com que tudo seja possível.

​Esta história, inspirada no Nobel das Ciências Económicas Jonh Nash, que sofria de esquizofrenia, mostra-nos que não faz mal pedir ajuda – que isso não nos diminui.

A Bay

«Um salto para a água» é um livro que nos mostra que ter medo não nos impede de ser heróis.

A magia acontece quando descobres o herói dentro de ti.

A Bay é uma menina que adora a água mas que perdeu a coragem de nadar.

Só quando conhece um simpático tubarão, tão diferente e tão parecido com ela, é que a Bay se voltou a desafiar e descobriu que os verdadeiros heróis são os que têm a coragem de tentar criar um mundo melhor.

​A Bay é inspirada em Bethany Hamilton, uma surfista havaiana que, aos 13 anos de idade, foi atacada por um tubarão e ficou sem o seu braço esquerdo. Sendo o surf aquilo que mais a movia, ainda que contra a expectativas de muitos, Hamilton voltou a pôr-se em cima da prancha e, pouco tempo depois do acidente, consagrou-se campeã mundial.