
O Tito
Tito, a mascote dos óculos imensos
O Tito é a mascote criada pela Heróis sem Capa para a Associação Portuguesa de Neurofibromatose (APNF), a qual tem como objetivo ajudar as famílias a lidarem com uma doença genética rara que causa tumores no sistema nervoso.
Para dar identidade visual à neurofibromatose NF1 (a mais comum dos três tipos), esta figura castiça de óculos imensos apresenta alguns dos sintomas típicos, como manchas “café com leite” no rosto e pequenos tumores nas axilas.
Além desta mascote fazer parte de todos os materiais lúdicos e educativos da APNF, ela também deu origem ao livro As aventuras do Tito, ilustrado pela Heróis sem Capa, e no qual se abordam os desafios diários desta doença.

A Constança
Constança, a mascote do lacinho cor de rosa
O movimento “Vamos ajudar a Constança” ganhou uma mascote criada pela Heróis sem Capa, através da qual se pretende ajudar a angariar fundos para terapias e cuidados desta menina de 5 anos que sofre de Síndrome de Rett.
Esta doença ultrarrara – estima-se que 1 em cada 10 000 crianças nasça com a mutação genética que a causa – manifesta-se, por exemplo, através da perda dos movimentos estereotipados das mãos, da disfunção motora e também da ausência da fala.
Apesar de todas estas limitações que têm origem no sistema nervoso afetado, a Constança comunica muito bem através dos seus lindos olhos castanhos e, claro, do seu longo e cativante sorriso!

O João
João Afonso, a mascote da espada aventureira
O João Afonso de Aveiro é a mascote criada pela Heróis sem Capa para a Associação Tempos Brilhantes (ATB), a qual apoia projetos que melhoram o enriquecimento curricular artístico, social e educativo de famílias com mais necessidades.
Esta figura – inspirada no navegador do século XV com o mesmo nome e que acompanhou Diogo Cão na viagem pela costa africana – também faz parte do programa “Sacola das Atividades de Animação e Apoio às Famílias em Aveiro”.
Este projeto integra um kit – mascote, mochila, jogo (cartas e mapa) e diário de bordo – que foi oferecido durante a pandemia às crianças do pré-escolar apoiadas pela ATB para desenvolverem conhecimentos científicos e artísticos.